terça-feira, 27 de setembro de 2011

PROJETO AGRINHO CONCURSO DE REDAÇÃO DO 6º AO 9º ANO

 ESCOLA MUNICIPAL BENEDITO EVARISTO PINHEIRO DE ENSINO FUNDAMENTAL

  
O QUE FAZER PARA MUDAR A SITUAÇÃO DO MEIO AMBIENTE.

          A situação do meio ambiente no nosso planeta nos desafia a preservar os recursos naturais e, ao mesmo tempo, possibilitar um desenvolvimento social justo, permitindo que as sociedades humanas atinjam uma melhor qualidade de vida em todos os aspectos. A necessidade de consolidar novos modelos de desenvolvimento sustentável no país exige a construção de alternativas de utilização dos recursos, orientada por uma racionalidade ambiental e uma ética da solidariedade.
          Deve-se também reconhecer que vivemos numa sociedade na qual é fundamental partir de uma boa formação e de um sólido conhecimento dos complexos problemas e potencialidades ambientais. Nossa sociedade se conscientizado de que o modelo vigente de crescimento afeta nosso planeta muito mais do que o desejado. Tem-se observado que a destruição da natureza, base da vida, através da contaminação e degradação dos ecossistemas crescem em um ritmo acelerado, motivo pelo qual torna - se necessário reduzir o impacto ambiental para a obtenção de um desenvolvimento ecologicamente equilibrado a curto prazo para todo o planeta.                                                
          Os benefícios são enormes para a sociedade, para a economia do país e principalmente para a sobrevivência do nosso planeta.
Ajude a proteger o que é nosso. Isso vai trazer vários benefícios além de salvar a nossa própria vida.  
                                                                                                                (ERIVALDO MAIA)





EU SOU O GUARDIÃO DO MEIO AMBIENTE


          O meio ambiente tem que ser bem preservado, por que quem sofre com essa devastação é o próprio ser humano. Imagine que o verde florestal e a razão da nossa existência. Uma das causas que ajuda muito a mudar, este quadro terrível e a reciclagem.
          A reciclagem é um dos métodos mais usados nas grandes cidades incluindo os aterros sanitários, e o saneamento básico esses são alguns dos métodos dos mais usados nas grandes cidades. Embora não seja usada em todas as cidades do brasil. A reciclagem é o processo que permite reaproveitar os restos ou o “lixo” o verde florestal é cheio de vegetação e nessa vegetação existe o habitat que nele moram vários animais. Tem pessoas que gostam de cuidar da natureza, tem pessoas que queimam as plantas  e deixam os animas sem suas moradias correrem os risco de morrerem queimadas.
          Eu vejo pessoas maltratando a natureza, conheço essas pessoas. Se a gente não cuidar de habitat estes animais podem suas moradias por que isso que é importante a gente preservar o verde florestal.
         Portanto, eu chamo a atenção mais uma vez, para que sejamos guardião do meio ambiente. Temos que acompanhar e proteger diariamente o meio ambiente.
Abrace essa causa. 


Eliana

 FOTOS DA CULMINÂNCIA E DA PASSEATA DO PROJETO AGRINHO













ABERTURA: DIRETOR JOSÉ JOAQUIM


PÚBLICO PRESENTE

COORDENADOR PEDAGÓGICO: EDVALDO MAIA
PROFESSOR: EDSON BEZERRA









APRESENTAÇÃO DE PLACAS

APRESENTAÇÃO DAS QUEIMADAS



APRESENTAÇÃO DE POESIAS










APRESENTAÇÃO DE FANTOCHES SOBRE O MEIO AMBIENTE



MURAL DE TEXTOS




PARÓDIAS

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS




DIÁLOGOS







PROFESSORES: LEVY, MARIA DO LIVRAMENTO, JOSÉ JOAQUIM, EDVALDO, CLEIDE E EDSON.

 
RELATÓRIO DA PRATICA PEDAGÓGICA
1-IDENTIFICAÇÃO
·         ESCOLA: EMEF BENEDITO EVARISTO PINHEIRO
·         ENDEREÇO: AV. ESTER FERNANDES,72-CENTRO-SERRA DO FÉLIX-BEBERIBE-CEARÁ
·         PROFESSOR(A):CLEIDE BEZERRA CAVALCANTE
·         SÉRIE/ANO: 5º ANO
·         TEMA DO PROJETO: FAZER ACONTECER PARA PRESERVAR O PLANETA TERRA
·         PERÍODO: ABRIL A SETEMBRO DE 2011
A cada dia que passa, o meio ambiente é mais destruído. Sem refletir sobre o risco que corre,o homem tem procurado resolver a sua situação,suprir suas necessidades,sem se dar conta que,se não acontecerem ações que compensem àquilo que é feito com o meio ambiente,o futuro do nosso planeta será delicado. 
O projeto Agrinho tem contribuído em muito na orientação e conscientização sobre a preservação do meio ambiente. A partir da interação com as Escolas,o projeto tem dado muita ênfase a ações que contribuam para um equilíbrio entre o ser humano e a natureza,onde aquele usufrua desta sem,contudo,prejudicá-la.
Nessa parceria, a Escola Municipal Benedito Evaristo Pinheiro trabalhou, no período de Abril a Setembro de 2011 o Projeto Agrinho, onde foram realizadas várias atividades relacionadas ao meio ambiente.Começamos com a presença dos técnicos do SENAR-Ce e da Secretaria de Educação de Beberibe,no dia 14 de abril,com o momento de capacitação.A seguir,elaboramos um Projeto com a participação de todos os professores  da Escola,ficando sob a responsabilidade  do Professor Edson Bezerra Cavalcante,e que teve o Tema: PRESERVAÇÃO DO MEIO PARA A VIDA É PRESERVAR O MEIO AMBIENTE EM QUE SE VIVE. Houve o envolvimento dos demais professores, de forma bem participativa - com exceção da professora CLEIDE BEZERRA    CAV ALCANTE, que trabalhou o Projeto das Experiências Pedagógicas, com o Tema FAZER ACONTECER PARA PRESERVAR O PLANETA TERRA. O destaque foi a participação total dos alunos,onde se verificou a maneira satisfatória com que eles se dedicaram ao Projeto.Foram realizadas pesquisas através de aulas de campo,pela internet,livros,jornais,revistas,entre outros recursos,inclusive aos sábados.A culminância do Projeto aconteceu de forma muito festiva,com uma passeata pelas ruas de nossa comunidade,carros de som no dia 15 de setembro.No dia 16,foram realizadas as apresentações no colégio,com fantoches,músicas,mural de textos,vídeos,fotos,poesias,paródias,seminários,todos apresentados pelos próprios alunos.Foi muito boa,também,a presença da nossa comunidade.
Na avaliação que fizemos do projeto, concluímos que, foi muito proveitoso, atingindo os objetivos propostos. Também ficou claro que devemos continuar trabalhando a preservação do meio ambiente constantemente,contribuindo assim para uma maior conscientização sobre a importância de manter sempre a natureza em equilíbrio. 
  





PROJETO AGRINHO
TEMA:  FAZER ACONTECER PARA PRESERVAR O PLANETA TERRA
Aula de campo
Visita ao Lixão
·         Objetivo:
§  Visitar locais onde estão acontecendo destruição da natureza
·         Procedimentos:
§  Visitar o local onde é colocado o lixo produzido pela comunidade
§  Apresentação de comentários sobre os riscos que o lixo traz à natureza e ao homem
§  Exposição de vídeo
§  Mostrar o perigo do lixo jogado a céu aberto
§  Mostrar o que é um lixão e um aterro sanitário.



PROJETO AGRINHO
TEMA:  FAZER ACONTECER PARA PRESERVAR O PLANETA TERRA
Estudo da Cartilha do Agrinho
·         Objetivo:
§  Conscientizar os alunos sobre o valor que tem o meio ambiente
·         Procedimentos
§  Estudo da cartilha
§  Divisão da turma em grupos de 04 alunos,para fazerem a leitura silenciosa,e depois em grupo,dos textos referentes ao tema
§  Comentários sobre os textos lidos



PROJETO AGRINHO
TEMA:  FAZER ACONTECER PARA PRESERVAR O PLANETA TERRA
Preparação de um canteiro na escola

·         Objetivo:  
§  Ensinar aos alunos como fazer um canteiro,e como plantar e cuidar para que ele não permaneça vivo e produzindo
·         Procedimentos
§  Solicitação aos alunos para trazerem garrafas pet;depois,encheram toas as garrafas de água,e com elas formarem o canteiro.
§  Uma equipe se responsabilzou pelo adubo.Após a construção do canteiro,preparamos o adubo para ser colocado dentro do mesmo;em seguida,depois de aguado semeamos as sementes de cebola e coentro.
§  Palestra dirigida,mostrando a importância do adubo orgânico e o perigo dos agrotóxicos.Mostramos a importância de se plantar legumes e verduras,e as vitaminas fornecidas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário